reservatorios

Reservatório de água: O desafio da Pecuária pode ser esta simples solução

Reservatório é uma solução simples para a estiagem, que afeta alguns Estados trazendo reflexos negativos tanto no meio urbano como no rural, pois parte do problema está associado a uma gestão não controlada do recurso água.

 

O Brasil tem cerca de 12% da água doce do planeta. No entanto sua distribuição é desigual e as principais reservas não estão localizadas onde se concentra grande parte da população. Um exemplo é que 68% da disponibilidade de água superficial está na Região Hidrográfica Amazônica, onde a concentração populacional é menor.

A água é essencial para a vida e está presente em todos os tecidos e funções de um ser vivo. É o principal constituinte do corpo de um animal, podendo variar de 50 a 80% do peso vivo, dependendo da idade e do grau de gordura. A água nunca pode faltar para o animal. Em condições de restrição alimentar, um animal pode perder quase toda sua reserva em gordura e cerca da metade de sua proteína (músculos) e ainda sobreviver, mas pode morrer, com uma perda de apenas 10% da água corporal.

criação de gado

Criação de Gado

Frente a esta situação, seria um erro arriscar perdas na produção pela restrição de água ao animal, principalmente em regiões tropicais, onde altas temperaturas podem dobrar a necessidade diária de água.

O produtor não deveria ficar apenas preocupado com a quantidade de água mas, sim, também com a sua qualidade. As águas em bebedouros naturais oferecem uma maior oportunidade para contaminações com resíduos de fertilizantes e fezes, ambos nutrientes que servem para a proliferação de algas e podem alterar o sabor da água. Além disso, águas rasas e paradas podem ser fontes de contaminação de doenças, como verminoses, botulismo e cisticercose.

Reservando para não faltar!

Os dados acima mostram que a água é fundamental para o animal, sendo os bebedouros a solução mais comum, e para que tenham sempre água limpa para os animais, é necessário abastecimento, e então a preocupação do produtor acaba sendo onde reservar essas águas para que não falte em sua propriedade.

Para que haja praticidade no armazenamento, e no abastecimento dos bebedouros, o tanque do tipo australiano é uma excelente solução, são fáceis de montar e podem ser colocados em diversos lugares para que fiquem acessíveis ao produtor, com altura de 1,20 m e tampa em PVC 100% vedada, essa alternativa é a mais escolhida para quem quer custo x beneficio na hora de otimizar sua criação de animais e mantê-los sempre saudáveis  e com água limpa!

Os reservatórios da Recolast possuem capacidade de armazenamento de 2m³ a 500m³!

Reservatório - Tanque Australiano

Reservatório – Tanque Australiano Recolast

Não espera a fonte secar, solicite uma proposta conosco. Fazemos seu orçamento sem compromisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén