As expectativas do Agronegócio para 2017

O cenário atual do Agronegócio

 

A atividade agrícola é uma das mais importantes na economia brasileira, pois é responsável pelos valores da balança comercial do país. O setor da agricultura passou por vários ciclos e transformações no decorrer dos anos, indo desde a economia na produção de cana-de-açúcar, até a expansão do café e da soja.

Em 2016 a safra de grãos teve uma grande redução devido à falta de chuva em algumas regiões e o excesso em outras. Com isso, os preços dos produtos agrícolas sofreram um aumento fora do comum em relação aos anos anteriores.

Em Mato Grosso, por exemplo, a produtividade da safra de milho foi a pior em 5 anos, devido a escassez da chuva na região o desenvolvimento do milho foi baixo e insuficiente para pagar a colheita dos produtores.

O ano não foi nada fácil para quem depende da produção de grãos, já que as demandas foram pequenas e os preços elevados, deixando assim, 2016 declarado o ano da crise.

Os obstáculos para o crescimento do agronegócio brasileiro são imensos, mas podem ser superados, é indiscutível a importância do agronegócio à economia brasileira e a posição que ele chegou ao cenário mundial atual. Por isso, se tornou o setor chave para que o Brasil se inclua no comércio mundial.

As expectativas para o próximo ano

perspectivas

Não é de hoje que o agronegócio brasileiro demonstra uma extraordinária capacidade de superar as adversidades. Os cenários serão diferentes de forma positiva em 2017, já que a agropecuária pode crescer em até 2% e as chuvas serão mais regulares permitindo o plantio dentro do calendário previsto.

Com o aumento da produtividade, a previsão é de alta de 4,9% no faturamento, atingindo R$ 133,1 bilhões, apesar da queda das cotações no Brasil, puxadas pelas boas safras americanas e argentina. Como boa parte da colheita de soja, assim como a do feijão, está concentrada no primeiro trimestre do ano, a expectativa é que o PIB do primeiro trimestre já reflita a boa safra.

Aumento das exportações

exportação

A exportação de grãos também é um dos fatores que tem previsão de crescimento em 2017, com projeção de 51,7 milhões de toneladas para 58 milhões. Segundo a Conab, os embarques de sojas podem alcançar o nível previsto de 102 milhões de toneladas, já que a maior parte das exportações brasileiras é para a China e tem como um possível aumento de 4,24 das importações para o país asiático. ­­

A Agricultura Familiar auxiliando no crescimento do agronegócio

agricultura-familiar

A agricultura familiar tem grande importância no Brasil, já que conta com uma produção de alimentos que segue bem estruturada e com investimentos crescentes.

A mandioca, feijão e milho são alguns desses alimentos com forte presença da agricultura familiar e tem um papel importante no mercado brasileiro. Essas mercadorias geralmente são levadas diretamente para o atendimento imediato de sua produção, evitando assim, que sejam direcionadas para o mercado externo.

Como ficarão as projeções para cada segmento

agronegocio

Feijão: O faturamento bruto vai crescer em todo de 19,8% e os preços não vão ser altos como foram registrados em 2016, devido ao aumento da produtividade.

Algodão e arroz: Apresentará um aumento de produção, mas os preços se manterão na média do ano anterior.

Milho: O faturamento vai crescer em torno de 7,6%, em relação ao de 2016 e terá aumento na produtividade e na área cultivada, levando assim, a queda nos preços.

Laranja: Expectativa de crescimento na produção, mas os preços ficarão nos mesmos níveis de 2016. O faturamento terá acréscimo de 7% em relação a 2016, atingindo R$ 6,2 bilhões.

Soja: Para 2017, a produção de soja deve atingir 104 milhões de toneladas. O consumo de grãos e o faturamento tem previsão de aumento.

Café: Com menor produção no Brasil, o faturamento do café vai cair em média 6% e o preço vai aumentar na mesma proporção que o grão.

Trigo: A produção seguirá a mesma linha de 2016, mas terá redução no faturamento, devido à queda nos preços dos cereais.

 

Apesar de termos passado por diversas dificuldades no setor do agronegócio em 2016, as perspectivas para os próximos anos são de melhorias devido ao grande aumento da produtividade e a regularização de chuvas nas regiões. Também é considerado que os produtores aliarão as novas tecnologias para continuar investindo nas práticas que não alteram negativamente o solo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments

  1. Parabéns pelo artigo!
    O desafio é grande, mas temos que continuar produzindo sem desanimar!
    Nosso setor também continua contribuido fortemente com o PIB nacional. Ultimas novidades em:
    grama preço m2
    Grama Esmeralda preço m2
    Grama Batatais preço m2
    Grama São Carlos preço m2
    Grama Bermuda preço m2
    Grama Santo Agostinho preço m2
    Grama Coreana preço m2

Leave a Reply

Theme by Anders Norén