Bovinocultura e as projeção para os próximos anos!

Vamos ver nesse artigo como foi o mercado da Bovinocultura em 2016 e as projeções para os próximos anos, nos setores da:
 
> Exportação;
> Mercado interno;
> Perspectivas para novos mercados e oportunidades.
 

 PREPARE SE PARA EXPORTAR!

As exportações de carne bovina do Brasil em 2016 cresceram rapidamente e isso tem mantido os preços da arroba nos atuais patamares e com ótimas perspectivas para 2017. Com o real extremamente desvalorizado os preços de carne bovina brasileira ganharam uma competitividade extra e isso tem sido aproveitado pelas empresas exportadoras de carne.

ExportaçãoTanto é que a ABIEC(Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne),que representa as empresas exportadoras de carne,está prevendo este ano uma exportação de carne bovina em torno de 1,76 milhões de toneladas. Se confirmada a previsão, registraremos 20% de crescimento de vendas em apenas um ano e ainda por cima, poderíamos registrar um novo recorde histórico. Até então o maior volume exportado da história do Brasil foi em 2007, quando foram embarcados 1,62 milhões de toneladas.

Um dos fundamentos para o otimismo quanto às exportações são os fundamentos da demanda que virá da Ásia, especialmente da China e Japão. O real cotado entre R$3,10 e R$3,50 torna o nosso produto muito acessível para o mercado Asiático que, por proximidade geográfica, habitualmente compra carne da Austrália. Como os abates diminuíram consideravelmente na Austrália, a questão do câmbio foi ainda mais valorizada e aproveitada pelos asiáticos que têm comprado volumes expressivos e deverão continuar nestes próximos 3 anos pelo menos.

MERCADO INTERNO CRESCE EM RITMO ACELERADO!

crescimento do mercado

A crise que atropelou a economia brasileira em 2016 não foi capaz de derrubar todos os setores do agronegócio. Entretanto, o setor da proteína animal – sobretudo o da bovinocultura – foi um dos que sofreram maior baixa. O desemprego e a queda do poder aquisitivo da população derrubaram o consumo médio da carne bovina por habitante a 32 kg/ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

A projeção para 2017 é que a produção brasileira apresente recuperação de 3%,segundo o maior banco com atuação no agronegócio mundial (Rabobank). O maior crescimento será para as vendas internacionais, com boas perspectivas para 2017, possibilitará a entrada do produto em novos países com grandes mercados como a China e EUA.

Por outro lado, o economista e sócio da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, disse estar mais otimista quanto à recuperação do consumo de carnes no Brasil. De acordo com ele, o setor de alimentos deve se recuperar antes de outros segmentos da economia brasileira.

Continue lendo e veja as perspectivas de novos mercados e as projeções de crescimento da economia!

Ainda neste sentido, precisamos ficar atento às tratativas de abertura de mercado para os EUA e México. Há expectativa de que o mercado de carne in natura dos Estados Unidos seja definitivamente aberto. Atualmente os EUA só permitem a importação de carne industrializada.

México por sua vez está com as conversas avançadas em torno da redução de impostos para o produto brasileiro uma vez que não existe nenhuma proibição. Este acordo deverá chegar ao fim nos próximos meses.

Tanto o governo como a iniciativa privada, estão sendo enfáticos: a projeção de crescimento da economia será de aproximadamente 1,2% para 2017. Para 2018, o governo prevê um crescimento de 2,9% e para 2019, de 3,2%.

 NOVO ANO, NOVAS OPORTUNIDADES!

oportunidades-de-negocio

Com a retomada da economia e os preços do salário mínimo subindo consideravelmente, uma grande massa da população brasileira poderá ver seus empregos de volta e com isso passarem a consumir mais os itens de alimentação. Inclusive carne!

As exportações serão fortes no ano de 2017. O mercado internacional ainda vai se aproveitar do câmbio e os problemas de produção na Austrália vão manter a Ásia em nosso mercado.

Em 2018 a economia mais fortalecida por um bom 2017, trará ainda mais oportunidades para a mão de obra assalariada que estará ainda mais estável para compor sua alimentação.

A carne vermelha é desejada por todos os brasileiros. O churrasco de final de semana é uma paixão nacional. Teremos um mercado pressionado nestes próximos dois anos nas duas pontas, interna e externa! As projeções no setor da bovinocultura são as melhores possíveis para o ramo, APROVEITE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Clovis Ferreira

    Ok.gostei. informações úteis

Leave a Reply

Theme by Anders Norén