Criação de peixes, Reservatórios, Uncategorized

Quantos peixes cabem no meu reservatório?

Quantos peixes cabem no meu reservatório? É uma das perguntas mais comuns, feita pelos que pretendem criar peixes.

Para iniciar um projeto de piscicultura é importante avaliar o mercado de piscicultura na sua região para definir o sistema adequado e planejar um investimento viável. Um dos passos importantes é determinar a capacidade de produção e para isso é necessário fazer um planejamento de quantidade e tamanho do reservatório que irá utilizar.

A quantidade de peixes que cabem dentro dos reservatórios é determinada a partir do tipo de cultivo, que pode ser extensivo, semi-intensivo, intensivo ou super intensivo, pela espécie do peixe, tipo e dimensão do reservatório e também varia de acordo com a capacidade de vazão de água (entrada e saída de água do reservatório).

Quantos peixes cabem o reservatório

Tilápias

Tipos de cultivo e quantidade de peixes

Cultivo extensivo: Nesse tipo de cultivo, o peixe não recebe alimento produtor e só se alimenta do que existe no reservatório: lago, açude ou represa, além do produtor não ter muito controle da produção, a despesca acontece em um processo mais lento. Estima-se 1 peixe para cada m² e cerca de 1 tonelada/ano.

Cultivo semi-intensivo: também acontece em reservatórios como lago, açude ou represa, mas diferente do cultivo extensivo, nesse tipo de criação, o produtor tem controle do abastecimento e da produção, faz adubação da água e do solo, além de dar alimentos complementares. Também se estima 1 peixe por m² e cerca de 4 toneladas/ano.

Algumas espécies:

  • Tilápia: de 14.000 a 18.000 peixes por hectare (10.000 m²);
  • Pintado da Amazônia:  4.000 peixes por hectare;
  • Pacu, Tambacu ou Piraptinga: de 8.000 a 12.000 peixes por hectare;

Cultivo intensivo: O produtor que faz cultivo intensivo alimenta os peixes com ração equilibrada, tem absoluto controle de produção, faz renovação da água e utiliza um sistema totalmente voltado para criação de peixes em grande escala e rapidez. Ele pode colocar de 1 a 3 peixes por m² e consegue até 10 toneladas de peixes por ano.

Algumas espécies:

  • Tilápia (cerca de 600g): 100 a 125kg por m³, ou seja, 205 peixes, aproximadamente;
  • Pintado da Amazônia (cerca de 1000g): 60 a 80 kg m³, 80 peixes, aproximadamente.

Cultivo super intensivo: Esse tipo de cultivo pode ser feito tanto em reservatórios escavados quanto nos que ficam sobre o solo (geralmente utiliza-se reservatórios circulares[link tanque australiano]), mas sempre com o uso dos tanques rede, uma das características desse cultivo é a recirculação e reuso da água. É possível colocar até 300 peixes por m³ e produzir até 150kg por mês.

 Dica:

Cuidado para não ultrapassar a quantidade de peixes que cada reservatório suporta, pois além de faltar oxigenação, os peixes passam a ter dificuldade para se alimentar e se locomover, acabam emagrecendo e afetando a produção.

Agora que já sabe a quantidade de peixes para cada projeto, que tal fazer um planejamento do seu? A Recolast possui consultores especializados para auxiliá-lo em seu negócio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 Comments

  1. Gostaria de informação sobre tanques escavados e cursos de manejamento, com tempos e custos.

    Cordialmente,

    Roberto Ferro
    Sec.Execut. AARGS
    Cwl.63.8438.7690

  2. adriano dos santos

    ola estou iniciando na criacao de peixe estou muito interessado nos tanques australiano pois minha propriedade e pequena vcs tem como me auxiliar em tamanho gastos e quantidade de peixes .093 981246020

  3. Marco Antônio Camelo de Freitas

    Muito Bom tirou todas as minhas duvidas!.

  4. Joel Meira

    Boa tarde.

    Sou Presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Branco, quero informar a quem possa interessa pela produção de peixe, que o Senar-SP, e o Senar de outros Estados, tem curso de formação para pessoas interessadas em entrar na atividade, e para quem quer se aperfeiçoar na área, curso gratuito, apontilado, sendo teórico e pratico, temos instrutores altamente capacitado e treinado,para capacitar trabalhadores e produtores Rurais. Os interessados podem procurar o presidente do Sindicato Rural de sua cidade e obter maiores informações, sobre esse assunto e sobre outras centenas de cursos que é oferecido na área agropecuária.

    Joel Meira.

  5. Bom dia,

    Estou pensando em cultivar Tilapias em meu terreno, com o sistema superintencivo juntamente com a aquaponia. Para saber mais detalhes (aprofundamento de todo o sistema) para estar levantando custos e dar inicio as obras.

    No mais Obrigado.

    Aguardo e-mail.

  6. guilherme vieira

    Estou fazendo orçamento para iniciar a produção de tilápia em tanques australianos com aquaponia e tenho um terreno de 50×80 para a instalação desta produção oque me recomendariam?
    Aguardo contato
    Att.

  7. Sandro Meneguelo

    Boa tarde. Gostaria de iniciar uma produção de tilápias em tanques australiano com capacidade de 2,5 toneladas a cada 15 dias,queria saber quantos tanques preciso e o tamanho dos tanques? E projeto do sistema de filtragem?
    Obrigado.

  8. Rogério Moraes

    Bom dia, estou iniciando no ramo de psicultura, quero trabalhar com pintados, tambaquis e tilapias, gostaria de informações sobre tanques escavados, sendo medidas e quantidades para cada tanque.

  9. Olá bom dia será que tem como alguém me auxilia pois fiz oito tanque de 18 mil litros de água 3×6 com 1.20 de altura mais não sei quantos peixes posso colocar em cada tanque desse quero colocar pacu pintado estese dois tipos de peixe vou deixar meu zap se alguém puder me ajudar fico grato meu nome é daniel (98)99965-5669

Leave a Reply

Theme by Anders Norén