Irrigação integrada com Criação de Peixes!

Irrigação integrada com criação de peixes certamente trará benefícios para ambas as atividades e para os agricultores.

Irrigação Integrada com Criação de Peixes

O Brasil tem incentivado o ramo agrícola e ampliado a sua área de irrigação, tornando assim mais uma alternativa para aumentar a produção de alimentos. A piscicultura é também uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico de uma região, possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos naturais e locais.

Os benefícios de uma irrigação integrada!

A piscicultura se beneficiará aproveitando a infra-estrutura já implantada nos projetos de irrigação. As águas que passam pelos cultivos de peixes poderão trazer grande contribuição para a exploração de produtos vegetais, em virtude da riqueza em nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, provenientes dos dejetos dos peixes e de restos de ração não consumida.

O cultivo integrado com piscicultura também se faz no projeto de Aquaponia em forma de simbiose, onde a água rica em matéria orgânica que sai do tanque dos peixes, passa pelo canal hidropônico (hortaliças), utilizando os nutrientes contidos na água para seu metabolismo/crescimento, e como contrapartida efetua a limpeza da água que retornará em boas condições aos peixes.

Os cuidados com água!

A utilização de efluentes da piscicultura para irrigação requer alguns cuidados, como a qualidade da água em relação aos resíduos. Sendo estes, os responsáveis pela produção de amônia, é necessário fazer a TPA (troca parcial da água), para que a amônia não seja letal para os peixes. Logo, são retiradas 50% da água do reservatório, que será usada para a irrigação, assim, beneficiando a plantação, e mantendo a qualidade de vida dos peixes.

As características do local!

Do ponto de vista das instalações, é importante levar em consideração as características do tipo de reservatório a ser usado quanto a: largura, profundidade, altura de lâmina de água, vazão, e locais de bombeamento de água, sistema de irrigação adotado e tipos de insumos usados nos cultivos agrícolas, em especial os agrotóxicos. O uso de agrotóxico nas plantações pode comprometer a sobrevivência dos peixes ou a qualidade do pescado produzido.

Reservatório escavado com água captada dos galpões.

No mercado há diversas alternativas de reservatórios para irrigação integrada com criação de peixes, dentre as opções estão os reservatórios escavados impermeabilizados com Geomembrana e os Tanques suspenso do tipo Australiano.

Na questão ambiental…

Como qualquer outra atividade, a criação de peixes em canais de irrigação requer uma avaliação prévia do mercado, tanto no que se refere à aceitação do peixe a ser produzido, quanto à disponibilidade dos insumos necessários à criação. Também é imprescindível obter, junto à administração dos perímetros de irrigação públicos, a autorização para realizar o cultivo de peixes.

Tilápia é a melhor opção!

tilapia-01

Dados indicam que a criação de tilápia do Nilo não alterou de forma negativa a qualidade da água no canal, sendo esse fato favorecido pelo manejo de bombeamento e vazão da água para a irrigação integrada.

Como sabemos, o mercado da tilápia vêm crescendo cada vez mais, pois têm uma excelente procura e aceitação devido as suas características. De boa resistência à uma saborosa carne, a tilápia promove um rápido crescimento e fácil manejo, além do aproveitamento do couro e as vísceras para produção de óleo e farinha de peixe. São inúmeras vantagens que agregam valor a espécie, saiba mais dessas vantagens clicando aqui.

Como vimos, é de fundamental importância a irrigação integrada com a criação de peixes, pois resulta em maior diversidade de produtos ou aproveitamento de recursos não explorados, já que se podem produzir duas culturas utilizando a mesma água.

Agora que você já sabe que a irrigação integrada com criação de peixes só tem benefícios, que tal impermeabilizar seu reservatório com eficiência para que o sistema tenha melhor desempenho, sem riscos de vazamento e perda de água?

Escolha as geomembranas em pvc e garanta a durabilidade do seu sistema de irrigação.

Entre em contato com os consultores da Recolast para auxiliar no seu projeto CLICANDO AQUI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

  1. Camarão Gratinadohttp://www.mestresabe.com/2016/11/camarao-gratinado.html

Leave a Reply

Theme by Anders Norén