Irrigação: Economize com apenas 5 dicas!

A irrigação é uma técnica milenar que tem como objetivo fornecer uma quantidade de água às plantas, que juntamente com as demais operações agrícolas como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribui de forma mais efetiva para o aumento da produtividade no cultivo.

 

Além disso, se bem utilizada, a irrigação é um instrumento muito eficaz no aumento da rentabilidade dos empreendimentos, permitindo a racionalização dos insumos, por exemplo, através da fertirrigação.

Os diversos sistemas de irrigação disponíveis atualmente no mercado dão aos produtores uma moderna tecnologia de produção agrícola. Saiba mais sobre os tipos de irrigações clicando aqui!

1)    Quais as vantagens de uma boa Irrigação?

  • Viabiliza o aumento da produtividade;
  • Melhora a qualidade do produto colhido;
  • Permite colheita na entressafra;
  • Amplia o período de produção e organização do cultivo;
  • Possibilita a fertirrigação.

A agricultura é responsável por aproximadamente 69% de todo o gasto com água no mundo. A irrigação consome em média metade da água que é utilizada em forma de evaporação e transpiração das plantações, enquanto a outra metade retorna para o solo ou se perde em evaporação improdutiva.

ÁGUA NA IRRIGAÇÃO

Uso da água na Irrigação

2)    O desperdício de água na irrigação é de fato preocupante!

De toda água utilizada no processo, 40% é de forma correta e efetiva, enquanto os outros 60% da água é aplicada em excesso, nos momentos em que a planta não necessita e em horários do dia em que se ocorre mais evaporação.

irrigação

Ocorre desperdício também devido aos sistemas sem manutenção ou sem eficácia, e, contudo, é mais perigoso para o meio ambiente, pois o excesso da água utilizada acaba contaminando o solo, por conta do agrotóxico usado na plantação, assim poluindo rios e dificultando cada vez mais a obtenção da água. É necessário verificar as condições do solo para irrigar, e evitar ao máximo que os nutrientes aplicados no solo sejam transportados para o lençol freático.

3)    Toda água é boa para irrigação?

Não. Se ela contiver teores elevados de sais, materiais em suspensão e a presença de microorganismos patogênicos, pode impedir o seu uso para irrigação ou, então, afetar a escolha do sistema de irrigação e do cultivo a ser implantado. Esta situação é relativamente freqüente nas áreas circunvizinhas a grandes cidades.

Para saber se a água é própria para irrigação é necessário realizar a análise nos laboratórios do IPA, da Embrapa, Universidades Federais e de outras instituições credenciadas, dependendo do tipo de problema a ser detectado: salinidade e aspectos sanitários relativos à saúde humana do produtor e consumidor.

4)    Uso consciente de forma eficiente!

É possível ter economia de água na agricultura através de alguns métodos alternativos de irrigação e também, pelo controle do uso de recursos hídricos que não são aproveitados no processo produtivo do campo.

Um desses métodos é a irrigação por gotejamento, onde o uso da água é controlado e proporciona um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, diminuindo o desperdício.

Irrigação por gotejamento

Irrigação por gotejamento

5)    Evite o desperdício!

Para evitar o desperdício de água na irrigação, são necessários alguns cuidados:

• Realizar a irrigação em períodos noturnos, quando a força do vento é menor;

• Verificar se há vazamento em tubos condutores de água;

• Medir a água da chuva através de equipamentos como pluviômetros, entre outros.

Outras formas também são empregadas quando as propriedades rurais não disponibilizam de tecnologias para controlar o uso da água. Ou seja, a utilização da água reaproveitada da chuva, por exemplo. De qualquer forma é preciso planejar e executar o armazenamento desse recurso.

É possível encontrar diversos volumes de reservatórios para o armazenamento da água a ser utilizada.

Uma ótima opção é a utilização dos Tanques do tipo Australiano, uma opção de reservatório suspenso com formato circular, estruturado de Chapa de Aço Galvanizada revestido com Geomembrana de PVC. A praticidade na instalação é uma de suas vantagens!

Tanque Australiano

E se optar por Tanques Escavados, as Geomembranas de PVC tem por objetivo impermeabilizar seu reservatório com eficiência e durabilidade. Sendo comercializado soldada até 1000m2, ou em medidas pré-estabelecidas.

Tanque Escavado

Entre em contato com os consultores da Recolast e solicite seu orçamento! CLIQUE AQUI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén