uncategorized

PEIXES: O COMPORTAMENTO DOS PEIXES EM ÉPOCA FRIA!

peixe no frio

A seguir, vamos desvendar o comportamento dos peixes em épocas frias, que inicia já no mês de maio e geralmente vai até setembro.

Em épocas de calor o peixe é muito ativo e se alimenta constantemente, porém, está chegando aquela época mais fria do ano, na qual podemos encontrar mais dificuldades para manter os peixes saudáveis.

RESISTÊNCIA

Peixes de boa procedência e bem alimentados, sofrem menos com a queda de temperatura. As espécies mais afetadas com a queda são: pacu, tambaqui, pintado e o dourado.

As carpas e tilápias, por sua vez, são mais resistentes.

carpa-678x381

METABOLISMO DOS PEIXES

Os peixes são espécies de sangue frio, conhecidos como exotérmico ou pecilotérmico, isto quer dizer que “a temperatura corporal dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente”.

Com a chegada das estações mais frias e consequentemente a queda da temperatura da água (geralmente de 3 a 20ºC), ocorre maior salinidade e menor fotoperíodo (dias mais curtos), com isso, o metabolismo dos peixes diminui e sua taxa de gordura aumenta, tornando-os mais lentos a fim de poupar o gasto de energia.

 TEMPERATURA IDEAL

ArquivoExibir

Assim como todos os animais, os peixes também precisam de uma “temperatura ideal” para o funcionamento correto do seu organismo, o chamado “conforto térmico”. Entre os peixes, nos pacus, por exemplo, a temperatura ideal para o conforto térmico é em torno de 26º; nos tambaquis, entre 27 e 29ºC; o dourado, 25ºC e assim por diante.

Como os peixes estão à mercê das variações externas de temperaturas (pecilotérmicos), nas águas frias do Inverno eles perdem o ponto ideal de funcionamento do organismo.

Dependendo do quanto a temperatura baixar, o peixe pode não resistir e morrer, como ocorreu em 2000 na represa de Porto Primavera, em Presidente Epitácio. Ali, depois de uma frente fria, houve uma mortandade de tucunaré, um peixe tropical amazônico, cujo “conforto térmico” está por volta de 25ºC. Para citar outro exemplo, o dourado para totalmente de comer se a temperatura da água bater nos 18ºC; desse ponto para baixo, o peixe começa a sofrer com doenças até chegar à morte.

Para grande parte dos peixes brasileiros, a faixa ideal de temperatura fica entre 24º e 28ºC.

Mas para o produtor, o que implica a queda de temperatura na sua criação?

Como o peixe está com o seu metabolismo diminuído (debilitado) por conta da baixa temperatura, o peixe come menos, cresce menos, se movimenta menos, e dependendo da temperatura, pode chegar a óbito.

thumb

ARRAÇOAMENTO EM DIAS FRIOS

A quantia de alimentos a ser fornecida diariamente aos peixes depende da espécie, da fase de criação, do tamanho dos peixes, além da qualidade da água e da temperatura.

A ração extrusada, que é flutuante, deve ser substituída pela ração peletizada, evitando assim que os peixes fiquem sem alimentação ou que subam até a superfície.

Entretantono inverno, o arraçoamento deve ser reduzido para evitar desperdício, pois com a diminuição do metabolismo, os peixes vão comer menos, e o manejo alimentar corresponde a 70% dos custos de produção na piscicultura.

arracoamento-peixes-04

 Em períodos com temperatura favorável, os peixes comem normalmente.

Nesse caso, a ração deve ser fornecida na quantidade de 3 a 5% da biomassa em duas refeições diárias (manhã e fim de tarde) semanalmente.

Mas em períodos mais frios, a temperatura da água cai e, portanto, o arraçoamento dos peixes deve ser recalculado.

No cálculo da quantia necessária de ração por dia, devem ser considerados o peso médio dos peixes (peso da amostra / n° de peixes da amostra), a biomassa (peso médio dos peixes (kg) x N° de peixes contidos no viveiro) e a taxa de arraçoamento (valor percentual indicado com base no peso médio e na temperatura).

PENSANDO NISSO…

O Mercado da piscicultura, ou seja, criações de peixes em geral, já vêm desenvolvendo e otimizando sistemas para que não haja perda na sua criação de peixes, devido a temperaturas mínimas e também as elevadas.

É o caso da Fábrica de Peixes e Algas!

estufa

Com capacidade de produção de até 1 tonelada de tilápias/mês, a Fábrica de Peixes e Algas da Recolast é um Sistema de Criação Intensiva que possui controle total, desde o manejo das tilápias até a temperatura do ambiente. Possui uma estufa que mantém a temperatura ideal tanto da água quanto do ambiente.

Conheça mais sobre o Sistema clicando aqui!

A preparação do ambiente começa logo no planejamento da sua criação. Por isso a importância de pesquisar a espécie, o local ideal e a forma de manuseio, visto que nessa época (dependendo da espécie) não é recomendada a despesca. Assim, quando o inverno chegar você já está preparado e não corre o risco de perder sua produção!

Na dúvida, consulte sempre um especialista no assunto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments

  1. Mas eu, moro em lugar frio como curitiba , como faço por causa do frio

    • César, a idéia é escolher os peixes mais resistentes nessa época e não manuseá-los durante o período. Se sua criação for em tanques elevados, uma opção seria a estufa, que mantém tanto o calor do ambiente como a temperatura da água. Sigas as dicas e terá sucesso na sua criação! 🙂

      Equipe Recolast

  2. mandar o valor da geomenbrana 2.50 de diametro , 120 de altura.Se nao tem me manda valor da medida 5.00x 5.00 quadrado ,estou na regiao de rio preto -sp na cidade de jales -sp.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén