biodigestor

Biodigestor em centros comerciais?

Shopping Eldorado e sua horta no telhado

Biodigestor e o Shopping Eldorado. Um centro comercial e um sistema de fermentação de resíduos. O que têm em comum?

O Shopping Eldorado é um dos shoppings mais importantes da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1981 e até hoje é um dos quinze maiores shoppings do Brasil.

Fachada Shopping Eldorado

Já passou por inúmeras reformas, recebendo importantes parceiros como o Parque da Mônica e a Academia Fórmula, porém, algumas mais interessantes nem sempre estão visíveis ao público.

Tamanha sua popularidade e o número de frequentadores, o Shopping Eldorado, na busca por destinar ecologicamente seu resíduo orgânico (cerca de 1 tonelada diária descartada na praça de alimentação), investe desde 2012, em um projeto de compostagem dos alimentos e geração zero de resíduos.

Desde a aprovação da Lei dos Resíduos Sólidos (matéria sobre a lei), o shopping desenhou um plano que busca reciclar 100% dos resíduos orgânicos gerados, eliminando a quantidade de lixo enviada ao aterro sanitário.

“Desde a aprovação da Lei de Resíduos Sólidos, em 2010, estávamos atrás de uma solução para as 30 toneladas produzidas mensalmente pelas quase 70 lojas de alimentação”.
(Sergio Nagai – superintendente do shopping)

O PROCESSO

Se inicia na separação do lixo reciclável do orgânico (sacos plásticos coloridos, sendo o marrom para orgânicos), assim que são descartados na praça de alimentação.

Lixo marrom de orgânicos

Saco marrom identificando o Lixo Orgânico

Depois de separados e embalados, seguem para a Central de Compostagem, onde ficarão armazenadas em uma espécie de container, e depois de um tempo, vão para o triturador.

Container da Central de Compostagem

Container da Central de Compostagem

Alimentos antes e depois de passar pelo triturador

Alimentos antes e depois de passar pelo triturador

São adicionadas enzimas que aceleram o processo e ajudam a eliminar o mau cheiro.

Adição de substâncias enzimáticas

Adição de substâncias enzimáticas

Essa massa composta passa por um processo de decomposição. Depois, é alocada na Unidade Compacta de Processamento (UCP) para compostagem e finalmente, está pronto para estocar. Biofertilizante, da melhor qualidade!

(1) Massa em decomposição (2) UCP (3) Biofertilizante ara estocar

(1) Massa em decomposição (2) UCP (3) Biofertilizante pronto para estocar

 

Este Biofertilizante já tem um destino certo, que é na verdade mais um projeto bacana do shopping: Telhado Verde. (clique aqui para ver nossa matéria a respeito de Telhado Verde).

No telhado são produzidos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, que são destinados aos próprios colaboradores do Shopping Eldorado. A experiência do shopping teve tanta repercussão, que se tornou referência e ganhou até prêmios de sustentabilidade.

E você, já pensou em dar outro fim ao seu lixo orgânico? Hoje, nada muito diferente se espera das grandes empresas, comércios e até mesmo da população, na destinação do seu lixo. A Recolast, engajada nos princípios da sustentabilidade, pensando em soluções ambientais e processos de inovação, oferece ao mercado a tecnologia de seu Biodigestor.

biodigestor-tubular-recolast

Biodigestor Tubular Recolast

Biodigestor Recolast é um equipamento desenvolvido tanto para o público urbano quanto o produtor rural, desde grandes empreendimentos, como fazendas, granjas, frigoríficos, até menores como residenciais, hoteleiros, centros comerciais, entre outros. Composto essencialmente por uma cúpula de fermentação e a lagoa de Biofertilizante, o Biodigestor tem a função de tratar os resíduos orgânicos, gerando o Biogás, fonte de energia limpa e o Biofertilizante de altíssima qualidade, podendo ser aproveitado no cultivo de hortas orgânicas.

Você, amigo leitor, é proprietário de fazenda, residência ou hotel?
Já pensou no quanto poderia estar economizando tratando os seus dejetos?
Nos temos uma ferramenta onde você pode até calcular isso pra ter uma base:
Clique aqui para acessar!

Fale conosco, transforme seu passivo ambiental em ativo financeiro! O planeta agradece. E seu bolso também  😉

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén